Conceição Sapateiro

Escrito em 13 de Novembro de 2023

Conceição Sapateiro

Conceição “Sapateiro” nasceu a 2 de março de 1952 em Galegos Santa Maria, filha de uma oleira e de um sapateiro.

Tão ligados às artes manuais eram os seus pais, que Conceição começou a trabalhar com barro desde pequena. Aos 23 anos, emigra para Galiza após o seu casamento com Joaquim Vitor Oliveira, nascido no seio de uma família barrista e parceiro de Conceição na produção.

Em Galiza, Conceição trabalhou duas décadas em fábricas de cerâmica e porcelana, regressando a Portugal apenas aos 43 anos de idade. Começa a criar peças robustas e arrojadas de figurado vidrado, que rapidamente chamaram à atenção entre o figurado de Barcelos.

A sua obra já ganhou prémios e distinções nacionais e internacionais, entre eles a distinção de “Embaixatriz do Artesanato Português” e o Prémio Nacional de Artesanato do IEFP.

A artista assina sob o nome “Sapateiro” em homenagem ao ofício do seu pai, tendo até bastantes obras que representam esta profissão.

As suas peças representam temas ligados à religião, ceias, presépios, quotidiano, profissões em diversificadas combinações de cores. Entre a paleta de cores, sobressaem os tons de verde e azul nas suas criações.

 

 Maravilhosa coleção de peças em cerâmica da artista Conceição Sapateiro disponível para compra online aqui 

 

Imagem: https://www.revistasauda.pt/noticias/Pages/Conceicao-Sapateiro-Natal-e-amor.aspx