A Paul Orice apresenta, no seu Catálogo de Outubo'23, uma espetacular coleção de 73 peças da conceituada ceramista minhota Júlia Ramalho. A ceramista, nascida em Portugal em maio de 1946, foi discípula da avó Rosa Ramalho e desde muito nova mostrou um talento criativo no ramo da cerâmica e gosto pela arte oleira. A sua vida e obra são marcadas por uma profunda ligação à tradição cerâmica da região do Minho, onde cresceu e se inspirou.
A obra de Júlia Ramalho é caracterizada pela mestria técnica e pela habilidade de dar vida às suas criações. Produzia peças únicas com detalhes intrincados, representações de medusas, barcos, diabos trovadores, creaturas mitológicas, entre outras.
Paralelamente, Júlia Ramalho desempenhou um papel importante na preservação e promoção da cerâmica tradicional do Minho, ensinando a arte da cerâmica a várias gerações de artistas e dedicou-se a divulgar o seu trabalho em exposições nacionais e internacionais.
A conceituada artista já não produz obras devido à sua avançada idade mas perdura a sua magnífica obra e inestimável contribuição para a arte cerâmica portuguesa.
A coleção de 73 peças da ceramista encontram-se disponíveis para compra online aqui