Maria Helena Vieira da Silva nasceu em Lisboa, Portugal, em 1908 e faleceu em Paris, França, em 1992. Ao longo da sua vida foi desenhista, pintora, ilustradora, gravadora e escultora. Estudou na Escola de Belas Artes de Lisboa e, em 1928, muda-se para Paris para prosseguir os seus estudos de desenho
Mudou-se para Paris em 1928 para prosseguir os estudos de Escultura, com Bourdelle, na Académie de La Grande Chaumière, e com Despiau, na Academia Escandinava. Porém, em 1929, abandona a escultura e foca-se totalmente na pintura.
Em 1930, casou com o pintor húngaro Arpad Szenes (1897 - 1985). Em 1933, fez ilustrações para um livro infantil. Em 1940, parte para o Brasil e instala-se, inicialmente, no Hotel Internacional, no Rio de Janeiro, onde convive com outros artistas europeus que se exilaram no país.
Em 1948, o percurso de Vieira da Silva sofre uma viragem fundamental quando o Estado Francês adquire uma das suas obras. Este momento despoletou o início de uma carreira internacionalmente reconhecida pelas suas composições líricas.
Técnica e obra
Ao longo da sua carreira, Vieira da Silva manteve uma trajetória coerente e independente de correntes artísticas, marcando pela novidade do abstrato, das formas distorcidas e da associação complexa de cores, texturas, ausências, ritmos e preenchimentos.
Desde os anos 30 que Maria Helena aliara a representação figurativa e a abstração numa pesquisa e trabalho centrados na representação do espaço. As técnicas destacam ambiguidades do espaço e da profundidade quando representados numa superfície plana. É característica das suas obras a rede quadriculada, obtida com recurso a linhas e intersecções, que formam planos semelhantes a quadrados coloridos.
Obras da autora disponíveis para compra online aqui
Imagem: https://www.p55.art/blogs/p55-magazine/quem-foi-a-artista-portuguesa-maria-helena-vieira-da-silva
Imagem: https://www.rui-freire.com/artists/25-maria-helena-vieira-da-silva/biography/